Confederação Brasileira de Ginástica Estética de Grupo (CBGEG)

    Foi fundada em outubro de 2008 com o objetivo de organizar e fomentar a Ginástica Estética de Grupo em território nacional. 

 

A Instituição é responsável pela Organização de Campeonatos Nacionais e Cursos de Formação de árbitros Estaduais e Nacionais.

 

A CBGEG está filiada a Federação Internacional de Ginástica Estética de Grupo (IFAGG) podendo desta forma  participar dos eventos internacionais.

De 2009 a 2011 a CBGEG promoveu Cursos Técnico-pedagógicos a fim de desenvolver um trabalho de Base da modalidade no País.

 Em 2012 – organizou o 1º. Campeonato Brasileiro de G.E.G. no Ilha Porchat Club na Cidade de São Vicente/SP 

 2013 – a CBGEG estreia nos Jogos Abertos do Interior na cidade de Mogi das Cruzes/SP com recorde de participação – 20 municípios – 180 Ginastas.

 2014 – Embarca com duas equipes Brasileiras para Copa dos 4 continentes que aconteceu em Toronto – Canadá.

 2015 – organiza o 4º. Campeonato Brasileiro na cidade de Valença/BA

 2016 – 5º. Campeonato Brasileiro – Caldas Novas/GO

 2017 – 6º. Campeonato Brasileiro – Cubatão/SP – Torneio Nacional em Maringá/PR.

2018 – Organiza o 7º. Campeonato Brasileiro – João Pessoa/PB, Torneio Nacional em Uberaba/MG  e Recebe pela primeira vez a etapa FINAL DE GINÁSTICA ESTÉTICA DE GRUPO no Brasil Fubebol Clube na cidade de Santos/SP, com 13 países participantes.

 

Todos os anos a CBGEG promove Cursos de Vivências Práticas na modalidade a fim de torna-la acessível a todas equipes interessadas em trabalhar e atuar na área da Ginástica Estética de grupo. 

 

JUSTIFICATIVA

PRINCIPAIS ATIVIDADES JÁ DESENVOLVIDAS

 

Em maio de 2009 o Brasil teve sua primeira participação em competições Internacionais.

Participou pela primeira vez de uma Copa do Mundo da modalidade. A sede foi em Madri - Espanha e o Brasil foi representado pela Equipe Woman Care, alcançando um resultado expressivo de 6º colocado.

 

Em junho 2010 o Brasil participou com duas equipes ACGRE/CCRN de Campinas e Woman Care Brasil de São Paulo, também pela primeira vez no Campeonato Mundial (11th Aesthetic Group Gymnastics World Championship) realizado na cidade Varna – Bulgária.

 

EM 2012, A  Seleção Brasileira embarcou para Espanha no mês de maio com o objetivo de participar do Campeonato Mundial na cidade de CARTAGENA, organizado pela Federação Internacional – IFAGG. Juntamente com as oito ginastas que compõe a equipe (sete titulares e uma reserva), a delegação brasileira foi composta por duas árbitras, presidente da CBGEG e comissão técnica. Ficou em 12º lugar do mundo.

 

Em 2013, esteve em Moscou, na Rússia, no final de outubro para disputar a etapa final da IV Copa do Mundo de Ginástica Estética de Grupo, organizada pela Federação Internacional de Ginástica Estética de Grupo – IFAGG e representou o País por meio do projeto aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte na Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo denominado “O Novo Movimento”, onde todas as despesas foram custeadas através do projeto.

 

Neste mesmo ano, a MODALIDADE DE GINÁSTICA ESTÉTICA DE GRUPO estreou com sucesso nos Jogos Abertos do Interior – São Paulo, no município de Bauru como Modalidade de Apresentação, sendo um Sucesso a Competição.

Em 2014 duas equipes representaram o BRASIL na Copa dos quatro continentes em TORONTO – Canadá – no mês de maio, MARRIE de COTIA  e GLOW TEAM de Santos e honraram um 4º. E 7º. Lugar respectivamente.

 

Em 2015, a Confederação Brasileira de Ginástica Estética de Grupo, nos dias 28 e 29 de agosto, organizou o IV CAMPEONATO BRASILEIRO da modalidade, e  aproximadamente 103 ginastas participaram. As provas foram realizadas no Ginásio Municipal de Valença, em Valença (BA). As atletas competiram nas  categorias pré-infantil, infantil e infanto-juvenil com séries obrigatórias e juvenil e adulto com séries livres. 

 

No ano de 2016 a CBGEG realizou o V Campeonato Brasileiro na Cidade de Caldas Novas (GO); Em meio às aguas termais, as equipes participantes puderam desfrutar do lazer oferecido pelo lugar encantador.

 

Em Setembro de 2017, o Brasil participa do 1º. CAMPEONATO PANAMERICANO DE GINÁSTICA ESTÉTICA DE GRUPO  em Mérida – MÉXICO – e foi representado pelas equipes de Cotia, Francisco Morato e Santos – todas do Estado de São Paulo, onde o País conquista o título de CAMPEÃO GERAL com 5 medalhas de ouro, 3 pratas e um bronze.

A CBGEG também organizou o 1º. TORNEIO NACIONAL DE GINÁSTICA ESTÉTICA DE GRUPO (destinado à equipes iniciantes na modalidade) que aconteceu em Maringá (PR).

Ainda em 2017, na Cidade de Chicago – EUA, a equipe MARRIE COTIA, representa o Brasil mais uma vez na Copa dos 4 continentes e conquista uma honrosa medalha de BRONZE.

 

Em novembro de  2018, o Brasil vive um GRANDE momento ao receber a fase FINAL DA COPA DO MUNDO DE GINÁSTICA ESTÉTICA DE GRUPO na cidade de SANTOS/SP, organizado pela IFAGG – International Federation of Aesthetic Group Gymnastic em parceria com CBGEG.

Foram 12 Países participantes; 200 atletas das melhores equipes do Mundo nesta modalidade esportiva reunidos num evento pela primeira vez no BRASIL.

As equipes que competiram, representando o Brasil, conquistaram: 4 medalhas de ouro, 2 de prata e duas de bronze.

 

                                                            

 EXPERIÊNCIA NO PROJETO DE NÚCLEOS

 

A CBGEG já  realizou  projetos pela Lei Paulista de incentivo ao Esporte cuja experiência foi muito positiva; Em 2012 a implantação da modalidade aconteceu em 3 cidades de São Paulo: Caçapava, S. Bernardo do Campo e Marília. Foram formadas várias turmas que não puderam ter continuidade por falta de investidores no projeto.

 

 

 

OBJETIVO PRINCIPAL

Nosso objetivo é agregar valores éticos e sociais junto às práticas de vivências na Ginástica Estética de Grupo

 

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram